Vendas e marketing: dupla de sucesso em busca de novos negócios

A estrutura de uma empresa se assemelha à de uma máquina complexa, dotada de engrenagens totalmente interdependentes: se algo vai mal em determinada etapa, toda a operação subsequente é prejudicada. É exatamente o que acontece, por exemplo, quando as áreas de vendas e marketing não estão integradas.

Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de aliar, de modo conciso e estratégico, esses dois departamentos, não deixe de ler este texto até o final. No post, você vai entender por que é importante integrar vendas e marketing, também conhecendo algumas táticas eficazes para estabelecer verdadeira cooperação entre elas. Partiu?

Importância de integrar vendas e marketing

O fato de que operações afinadas, que interagem de forma orgânica e produtiva, são essenciais para a conquista de resultados empresariais mais expressivos não é nenhuma novidade. Mesmo assim, alguns gestores ainda têm dificuldades para visualizar, na prática, a importância da integração de áreas.

No caso dos departamentos de vendas e marketing, essa preocupação é ainda mais evidente.

Considerando que o próprio fortalecimento do marketing, tal qual o conhecemos na atualidade, teve sempre a missão de prover mais vendas (a partir de novos clientes, do aumento do ticket médio ou da diminuição no tempo de recompra), qual seria o valor de separar as áreas?

Além de contraproducente, quando vendas e marketing não trabalham em conjunto a empresa certamente sofre grandes prejuízos: desperdiçam-se tempo, mão de obra, dinheiro e, claro, potencial. O dano é extenso e, caso essa seja a realidade da sua empresa, é preciso repará-lo imediatamente.

Somente ao reconhecer a importância da integração — e ao agir de modo proativo para torná-la real — é possível extrair os benefícios de uma equipe alinhada em objetivos comuns, fortalecendo as operações e alavancando o negócio.

Estabelecimento de objetivos claros

Em uma atuação conjunta, os objetivos precisam ser complementares e demonstrar o fluxo operacional que liga as duas áreas. É importante que metas fixadas sejam realistas, explorando as capacidades e as expertises dos profissionais envolvidos.

No caso da equipe de marketing, por exemplo, defina a quantidade de leads qualificados que deve ser repassada ao time comercial. Para a equipe de vendas, por sua vez, estabeleça a quantidade de novos negócios que devem ser fechados.

Planejamento de ações integradas

Uma vez conectadas, as áreas de vendas e marketing devem desenvolver táticas conjuntas para alcançar as metas definidas. Campanhas sazonais, por exemplo, são uma ótima alternativa de atingir as personas (know how de marketing) por meio de oscilações do mercado (especialidade de vendas).

Para promover produtos e serviços com qualidade e eficiência, não deixe de contar com o apoio de uma agência especializada (oh nóis aquiiii). A parceria é crucial para garantir qualidade e agilidade ao processo publicitário — que serve com maestria aos interesses dos times de marketing e vendas, potencializando os resultados do negócio.

Compartilhamento de informações estratégicas e de mercado

Em um mercado cada vez mais competitivo, unir conhecimentos e expertises é indispensável. Na interação cotidiana entre os times de vendas e marketing, é interessante promover a troca contínua de informações, fortalecendo a sinergia do trabalho.

É importante incentivar o compartilhamento de informações estratégicas e mercadológicas entre vendas e marketing — afinal, ainda que possam ser do domínio de um dos times, os dados certamente têm utilidade para ambos na desafiadora tarefa de conquistar (e manter) mercados.

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Nathália Baldon

Nathália Baldon

Nathi acredita que as boas estratégias surgem dos melhores papos. E é assim que comanda os planejamentos que saem da Oodles. Publicitária, com experiência de 12 anos e um reconhecido humor irreverente, encontrou no digital sua paixão e busca só os melhores resultados para os nossos clientes.