Sua empresa deve anunciar no YouTube?

Anunciar no Youtube para aumentar a presença online

O mundo digital oferece tantas opções para as empresas anunciarem que muitas vezes causa indecisão na galera. Anunciar no YouTube é uma das possibilidades para quem deseja aumentar sua presença online ou melhorar a taxa de conversão. No entanto, existem aqueles que ficam com um pé atrás por não entenderem bem como funciona essa modalidade.

Quem está acostumado a anunciar pelo Google AdWords não terá grandes dificuldades para iniciar sua campanha no You Tube. O processo é bem parecido e a plataforma é a mesma. Você terá que elaborar seu título e a descrição do conteúdo, definir o orçamento, segmentar o anúncio, entre outras opções.

Bora conhecer as vantagens e conferir algumas dicas para começar a anunciar no YouTube?

Por que anunciar no YouTube?

Alcance

O YouTube é o segundo site mais acessado no mundo inteiro e também no Brasil, perdendo apenas para o Google. Isso, por si só, já é motivo suficiente para você considerá-lo na sua estratégia de marketing digital. Mas se você ainda acha pouco, saiba que é possível divulgar seus vídeos na rede de displays do Google. Ou seja, você aparecerá em outros sites e aplicativos em que seu público-alvo está.

Interatividade

O conteúdo audiovisual sempre fascinou a humanidade. Os vídeos conseguem impactar as pessoas devido aos seus recursos inexistentes em outros formatos. Sendo assim, os espectadores tendem a interagir mais com esse conteúdo, comentando, dando “like” ou compartilhando. Como o engajamento está, geralmente, entre os KPI’s para os anunciantes, essa se tornou uma excelente opção.

Segmentação

Ao criar sua campanha você poderá segmentar seu anúncio de acordo com a localização, com os interesses e com os dados demográficos do público-alvo. Isso significa que a sua verba será destinada para atingir apenas seus potenciais clientes.

Além dessas opções básicas, você pode utilizá-lo como estratégia de remarketing, segmentar por palavras-chave, assuntos e canais.

Quais são as melhores práticas para anunciar no You Tube?

Capriche nos primeiros segundos

Os primeiros segundos são cruciais para que o usuário decida assistir o seu anúncio ou não. Se você pretende que os espectadores vejam a sua mensagem até o final, faça uma introdução atraente para diminuir as chances deles pularem o anúncio.

Existe também a possibilidade de exibir um vídeo mais curto, em que não aparece a opção de pular. Esse anúncio é chamado de bumper, ele deve ter no máximo 6 segundos de duração — e você paga com base na quantidade de impressões.

Comece com um orçamento baixo

Quando iniciamos a campanha, a empolgação é tanta que às vezes queremos exibi-la para Deus e o mundo. Porém, como você está no início, o ideal é começar devagar e fazer testes. Se o resultado for satisfatório, aumente o orçamento. Caso contrário, faça alguns ajustes e tente novamente.

Use o direcionamento de forma inteligente

Ao clicar no anúncio, o usuário pode ser direcionado para o seu canal no YouTube ou para o website. Caso o seu objetivo seja vender ou capturar leads, uma boa pedida é direcioná-lo para uma landing page. Dessa forma você consegue aumentar a sua taxa de conversão.

Monitore seus anúncios constantemente

Para saber se o seu anúncio está apresentando bons resultados e ter acesso às informações do público impactado, você deve acompanhar o desempenho pelo YouTube Analytics. Dessa forma, é possível ir identificando lacunas e adaptando a campanha com agilidade.

Portanto, para seguir a tendência dos conteúdos audiovisuais e aumentar o alcance das suas campanhas, o YouTube é a plataforma perfeita. Mas lembre-se: toda empresa que deseja crescer nesse mercado competitivo não deve ficar presa a apenas uma mídia. É preciso aproveitar as inúmeras possibilidades! 😉

Agora que você já sabe a importância de anunciar no YouTube, aprenda como calcular o ROI de um vídeo para web!

Nathália Baldon

Nathália Baldon

Nathi acredita que as boas estratégias surgem dos melhores papos. E é assim que comanda os planejamentos que saem da Oodles. Publicitária, com experiência de 12 anos e um reconhecido humor irreverente, encontrou no digital sua paixão e busca só os melhores resultados para os nossos clientes.