Quando sua marca precisa de rebranding?

Para fazer uma marca crescer, é essencial perceber quando é hora de executar mudanças. Nesse sentido, é necessário compreender o momento de realizar uma ação de rebranding, adaptando a comunicação de uma empresa a novos objetivos.

Entretanto, nem sempre é fácil perceber se está na hora de transformar. Por isso, vamos te ajudar a identificar esses momentos para que o seu trabalho traga os resultados esperados. Vem com a gente!

Seu público-alvo mudou

Existem muitos fatores que podem trazer essa mudança. Às vezes, uma reformulação no produto pode ter sido responsável pela conquista de um novo público-alvo. Também é possível que as mudanças socioeconômicas do país causem essa alteração.

De qualquer forma, isso pode acontecer de dentro para fora ou vice-versa. Por isso, se você percebeu que está se comunicando com um target diferente do usual, talvez seja hora de elaborar uma estratégia de rebranding.

Sua identidade visual está ultrapassada

Isso acontece com bastante frequência em empresas que têm anos de tradição em algum mercado específico. Compreenda: realizar uma nova estratégia de branding não vai eliminar todo esse legado.

Por isso, é bom ficar de olho em como as tendências de design e comunicação caminham ao longo dos anos e adaptar o seu negócio a elas. Se você perceber que a sua marca está ficando para trás nesse sentido, talvez seja hora de repensar seu posicionamento de marca.

A empresa está crescendo

Quando um empreendimento vai bem, parece loucura realinhar as estratégias de branding, não é mesmo? É claro que não! Deixe de lado aquela ideia de “em time que está ganhando não se mexe”. Se a sua empresa está em constante crescimento, é necessário que a sua marca consiga acompanhar o ritmo.

Por isso, não tenha medo de pensar em rebranding. É importante, acima de tudo, que a comunicação do seu negócio esteja de acordo com o tempo em que ele está vivendo. Se o momento é de prosperidade, por que não se ajustar a ele?

A concorrência está ganhando

Afinal de contas, nem tudo são flores no mundo dos negócios. Algumas vezes, o seu concorrente pode estar à frente na competição, e isso pode acontecer com qualquer empresa. Uma boa saída para esse tipo de problema é repensar as estratégias de comunicação e investir em mudanças.

Uma delas é a possibilidade de dar uma nova cara à sua marca. É possível que este problema seja facilmente resolvido por meio de uma comunicação mais efetiva, e isso pode ser alcançado através de uma reformulação de branding.

A marca e a imagem da empresa estão desconexas

Isso pode acontecer em empresas que estão começando, mas também pode ser uma realidade para aquelas que estão há muito tempo no mercado. De uma forma ou de outra, é necessário que a imagem do seu negócio esteja de acordo com a marca que ele usa.

Por isso, fique de olho em como o público está reagindo às suas ações de comunicação. Faça pesquisas e entenda melhor as impressões que sua marca está causando. Dessa forma, você entenderá se está no caminho certo ou se precisa de uma nova estratégia.

No post de hoje, você entendeu a importância do branding na sobrevida de uma empresa. Isso só mostra o quanto o público tem ganhado relevância na tomada de decisões a respeito de qualquer marca.

Preste atenção em como o seu target reage a todo estímulo relacionado à sua empresa. Se estiver tudo dentro dos conformes, parabéns. Senão, coloque as suas ações de rebranding em prática e comece agora mesmo uma era de transformação.

Quer saber mais informações a respeito do assunto? Entre em contato com a Publico Digital e comece uma revolução no seu negócio!

Patricia Berwig Gelsleichter

Patricia Berwig Gelsleichter

Marketeira de carteirinha, é a Pati quem cuida de toda essa equipe linda com muita dedicação, carinho e diversão. Com 10 anos de experiência na área digital, é a nossa head de conteúdo e também a responsável pela gestão da agência. Só não vai fazer bagunça, que ela vira uma fera, viu?

xxxxxxxxxx