Sua empresa deve anunciar no YouTube?

Anunciar no Youtube para aumentar a presença online

O mundo digital oferece tantas opções para as empresas anunciarem que muitas vezes causa indecisão na galera. Anunciar no YouTube é uma das possibilidades para quem deseja aumentar sua presença online ou melhorar a taxa de conversão. No entanto, existem aqueles que ficam com um pé atrás por não entenderem bem como funciona essa modalidade.

Quem está acostumado a anunciar pelo Google AdWords não terá grandes dificuldades para iniciar sua campanha no You Tube. O processo é bem parecido e a plataforma é a mesma. Você terá que elaborar seu título e a descrição do conteúdo, definir o orçamento, segmentar o anúncio, entre outras opções.

Bora conhecer as vantagens e conferir algumas dicas para começar a anunciar no YouTube?

Por que anunciar no YouTube?

Alcance

O YouTube é o segundo site mais acessado no mundo inteiro e também no Brasil, perdendo apenas para o Google. Isso, por si só, já é motivo suficiente para você considerá-lo na sua estratégia de marketing digital. Mas se você ainda acha pouco, saiba que é possível divulgar seus vídeos na rede de displays do Google. Ou seja, você aparecerá em outros sites e aplicativos em que seu público-alvo está.

Interatividade

O conteúdo audiovisual sempre fascinou a humanidade. Os vídeos conseguem impactar as pessoas devido aos seus recursos inexistentes em outros formatos. Sendo assim, os espectadores tendem a interagir mais com esse conteúdo, comentando, dando “like” ou compartilhando. Como o engajamento está, geralmente, entre os KPI’s para os anunciantes, essa se tornou uma excelente opção.

Segmentação

Ao criar sua campanha você poderá segmentar seu anúncio de acordo com a localização, com os interesses e com os dados demográficos do público-alvo. Isso significa que a sua verba será destinada para atingir apenas seus potenciais clientes.

Além dessas opções básicas, você pode utilizá-lo como estratégia de remarketing, segmentar por palavras-chave, assuntos e canais.

Quais são as melhores práticas para anunciar no You Tube?

Capriche nos primeiros segundos

Os primeiros segundos são cruciais para que o usuário decida assistir o seu anúncio ou não. Se você pretende que os espectadores vejam a sua mensagem até o final, faça uma introdução atraente para diminuir as chances deles pularem o anúncio.

Existe também a possibilidade de exibir um vídeo mais curto, em que não aparece a opção de pular. Esse anúncio é chamado de bumper, ele deve ter no máximo 6 segundos de duração — e você paga com base na quantidade de impressões.

Comece com um orçamento baixo

Quando iniciamos a campanha, a empolgação é tanta que às vezes queremos exibi-la para Deus e o mundo. Porém, como você está no início, o ideal é começar devagar e fazer testes. Se o resultado for satisfatório, aumente o orçamento. Caso contrário, faça alguns ajustes e tente novamente.

Use o direcionamento de forma inteligente

Ao clicar no anúncio, o usuário pode ser direcionado para o seu canal no YouTube ou para o website. Caso o seu objetivo seja vender ou capturar leads, uma boa pedida é direcioná-lo para uma landing page. Dessa forma você consegue aumentar a sua taxa de conversão.

Monitore seus anúncios constantemente

Para saber se o seu anúncio está apresentando bons resultados e ter acesso às informações do público impactado, você deve acompanhar o desempenho pelo YouTube Analytics. Dessa forma, é possível ir identificando lacunas e adaptando a campanha com agilidade.

Portanto, para seguir a tendência dos conteúdos audiovisuais e aumentar o alcance das suas campanhas, o YouTube é a plataforma perfeita. Mas lembre-se: toda empresa que deseja crescer nesse mercado competitivo não deve ficar presa a apenas uma mídia. É preciso aproveitar as inúmeras possibilidades! 😉

Agora que você já sabe a importância de anunciar no YouTube, aprenda como calcular o ROI de um vídeo para web!

Nathália Baldon

Nathália Baldon

Nathi acredita que as boas estratégias surgem dos melhores papos. E é assim que comanda os planejamentos que saem da Oodles. Publicitária, com experiência de 12 anos e um reconhecido humor irreverente, encontrou no digital sua paixão e busca só os melhores resultados para os nossos clientes.

Live nas redes sociais: entenda como a sua empresa pode usar esse recurso

Nos últimos anos, o marketing tem sofrido inúmeras mudanças, principalmente no que se refere aos meios utilizados para efetuar as suas estratégias.

A modernização dos meios de comunicação, a mudança nos hábitos da sociedade quanto ao consumo de informações e a implementação de novas ferramentas, como as lives nas redes sociais, são provas dessas mudanças.

O público está cada vez mais presente e ativo nas mídias sociais, interagindo e contribuindo de alguma forma. Essas características são altamente benéficas para o engajamento nas estratégias de marketing e podem melhorar a presença online da sua empresa.

Quer saber como tirar o melhor proveito das novas ferramentas de live nas redes sociais e otimizar o marketing do seu negócio? Nós vamos te ajudar! Continue lendo e confira!

Live nas redes sociais: uma janela para o seu público

Quando o assunto é marketing, uma coisa é certa: a estratégia sempre deve acompanhar as necessidades e hábitos do seu público.

Atualmente, as redes sociais têm se tornado uma das maiores janelas de interação entre as empresas e seus consumidores. Esse fato impulsiona uma reformulação estratégica na maneira como esses recursos podem ser explorados, de forma a transformá-los em um grande diferencial competitivo para as empresas.

O marketing eficiente é aquele que sabe ser pontual, convidativo e relevante na medida certa. Com as ferramentas de aproximação corretas, como é o caso das redes sociais, esses valores podem ser muito bem colocados e aceitos, fazendo com que a sua empresa obtenha um retorno melhor.

Nesse contexto, alguns valores podem ser peças fundamentais no processo de engajamento do público ― e possíveis de se obter por meio das lives. Como exemplos, podemos citar:

  • facilidade de transmissão;
  • proximidade com o público de interesse;
  • possibilidade de retorno dos espectadores (feedbacks por comentários);
  • flexibilidade de horários;
  • visibilidade.

O poder das lives nas redes sociais

Apesar de serem um recurso recente, as lives já se tornaram extremamente populares entre os usuários das grandes redes sociais, e, por esse motivo, muitas empresas já estão se dando conta das potencialidades dessa ferramenta para promover campanhas de marketing.

Porém, para tirar um maior proveito desses recursos, é essencial que alguns detalhes sejam observados:

1. Conexão

As lives funcionam com um fluxo contínuo de dados, exigindo uma boa performance da conexão para que a streaming se mantenha estável. Assim, se você deseja ter uma transmissão eficiente, na qual todos possam visualizar e interagir sem problemas, é indispensável a utilização de uma internet de boa qualidade — de preferência uma banda larga ou 4G (no caso de internet móvel).

2. Tempo de transmissão

Esse é um fator muito importante, pois, embora não haja uma limitação de tempo para as lives, é fundamental analisar bem a sua duração, adaptando-a para o tipo de público.

Por um lado, transmissões curtas demais podem não gerar o efeito esperado, já que talvez não haja tempo suficiente para que o público tome conhecimento ou compartilhe com outros usuários. Por outro lado, lives muito longas podem ser cansativas e acabarem tomando muito tempo dos usuários, fazendo com que percam o interesse.

Desse modo, o recomendado é manter uma duração média de 20 a 25 minutos para se obter os resultados esperados.

3. Escolha da Rede social

Interação nas redes sociais

Outro ponto que merece atenção é a definição da rede social que será utilizada. Cada mídia social possui suas particularidades, funções e públicos com necessidades distintas.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social mais ágil — no sentido de que seus usuários passam rapidamente pelo feed de atualizações e, na maioria das vezes, não são tão interessados em informações por grandes textos.

Por isso, o ideal é sempre lembrar qual a proposta da rede social e, principalmente, como ela pode auxiliar na proposta de marketing da sua empresa. Isso certamente deixará o marketing mais interessante e eficiente.

As lives nas redes sociais são uma excelente ferramenta de interação com o público, de modo geral. O alcance das intervenções pode ser bastante grande, mas, para isso, é essencial ser estratégico.

Gostou do post? Quer se inteirar um pouco mais sobre marketing digital? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das novidades! 😉

Andressa Prates

Andressa Prates

Quando se formou em Jornalismo, o sonho da Andressa era trabalhar no falecido site Ego (de celebridades e fofocas). Mas se encontrou em uma agência de Marketing Digital, onde pode colocar em prática sua paixão pela escrita, cercada de gente tão louca quanto ela. Além de escrever, Andressa gosta de música, séries e pipoca com leite condensado. Nós também!

Afinal, o que é publicidade nativa?

Publicidade nativa

Os consumidores evoluíram e já não se engajam mais com estratégias de marketing tradicionais. Mídias tradicionais perdem cada vez mais espaço em um ambiente em que a publicidade invasiva já não dá mais resultados, já que o que o público quer é informação.

Foi essa mudança que fez com que os profissionais da área tivessem que se reinventar e criar novas formas de atingir seu público. O marketing de conteúdo e a publicidade nativa aparecem nesse cenário como excelentes oportunidades de estreitar o relacionamento com quem está do outro lado da tela.

Ainda não sabe o que é publicidade nativa? Siga a leitura e entenda de vez como ela funciona e conheça seus principais benefícios!

O que é publicidade nativa?

Publicidade nativa (do inglês Native Advertising ou Native Ads) nomeia qualquer publicação de conteúdo em um canal que tenha sido elaborado especialmente para enriquecer a experiência do usuário sem nenhum interferência.

Ela ganhou esse nome porque faz parecer que o anúncio é realmente “nativo” da página na qual foi colocado, já que segue à risca todas as características dos demais conteúdos do canal.

Para que você entenda melhor, visualize um blog de uma empresa que faça postagens regulares e que a apresentação dos novos posts seja a mesma: sempre um mesmo tipo de imagem e mais ou menos o mesmo número de caracteres no título, enfileirados lado a lado, com a mesma fonte e tamanho de letra.

Imaginou? Pois um anúncio de publicidade nativa seguiria a mesma lógica e não destoaria do restante dos posts do blog: contaria com a mesma formatação para que o usuário tenha a mesma experiência visual que teria com um conteúdo comum.

Quais são as principais vantagens da publicidade nativa?

Gera conteúdo

Nos dias atuais, é apenas o conteúdo que faz com que as pessoas liguem seus computadores, tablets e celulares. Como a publicidade nativa está organicamente inserida em canais de conteúdo, ela mesma apresenta um conteúdo próprio, agregando valor à experiência de quem a consome.

Para cativar o público, entretanto, é necessário publicar um conteúdo que dialogue com o restante do canal e seja de fato, interessante — e não apenas uma lista com as propriedades do seu produto.

Contextualiza informações

A publicidade nativa não é invasiva, já que busca oferecer uma melhor experiência para o usuário: não há “banners piscando” e nem pop ups dentro do site em que os anúncios estão inseridos.

Isso porque é seu papel contextualizar informações, e contexto é uma das regras base para se fazer um marketing eficaz. Assim, você tem maior chance de aumentar seu alcance e atingir o público.

Aumenta o engajamento

O objetivo dos anúncios diretos é gerar vendas imediatas, já que o consumidor clica naquilo porque está, ao menos, interessado pelo produto.

O mesmo não ocorre com a publicidade nativa: seu objetivo principal é gerar conteúdo e agregar valor para a empresa que o coloca no ar — e ele pode ou não falar sobre algum produto oferecido pela companhia.

A prática, assim, visa aumentar o engajamento e não o número de vendas diretas, o que é uma excelente estratégia para reter clientes e fidelizá-los.

Cria influência

Uma mensagem que está inserida em uma página que o consumidor escolheu acompanhar passa uma imagem muito melhor do que aquela constante de um banner em uma página que não tem nada a ver com seus produtos.

Anúncios assim fazem com que sua marca seja vista como autoridade no assunto, criando uma influência muito maior do que uma publicidade qualquer.

E então, entendeu o que é publicidade nativa e como ela funciona?

Aproveite para nos seguir do Facebook e Linkedin e não perca mais nenhuma dica sobre como engajar o seu público e adotar as melhores estratégias de marketing disponíveis no mercado!

Oodles

Oodles

O que o marketing digital pode fazer pelos negócios B2B

marketing digital pode fazer pelos negócios B2B

Se o objetivo de uma empresa é crescer, atrair clientes novos e conquistar um lugar privilegiado no mercado, investir em marketing digital esse é um passo indispensável no caminho para o sucesso. O potencial do mundo da internet conquistou não somente as empresas B2C (Business to Commerce), mas também as B2B (Business to Business).

Todos sabemos que o B2B tem suas particularidades, e requer excelentes estratégias de marketing, certo?

Então, conheça os principais benefícios das ações de marketing digital para negócios B2B, e aproveite para começar hoje mesmo a aplicar essas estratégias para que bons resultados apareçam. 😉

Geração de leads para B2B

Antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer a importância de gerar leads, já que grandes oportunidades surgem a partir deles, ou seja, dos contatos que se fidelizam. E como esse processo é conseguido? A partir de conteúdos que chamam a atenção e trazem o público para mais perto.

Uma vez que a empresa consegue apresentar o seu produto e falar sobre o seu ramo de atuação com propriedade e confiança, a geração de leads acabará sendo uma consequência natural. O que contribui para o sucesso de um negócio é a conquista de novas pessoas.

Alguns empresários se contentam com “likes” no Facebook, no entanto, eles não são impactantes para o negócio, pois não significam diretamente um aumento nas vendas. Ao contrário da geração de leads que, com o crescimento do alcance digital, tende a aumentar as oportunidades para a empresa.

Esse é um processo muito importante para qualquer organização, mas acaba sendo mais relevante quando você vende para outras companhias por meio de um processo complexo e longo de vendas.

Marketing de conteúdo para B2B

Com o alvo da comunicação da empresa definido (personas), é importante desenvolver conteúdos que atendam a necessidade de cada público. As ações de marketing são fundamentais nesse ponto, pois facilitam a produção de um conteúdo adequado para cada tipo de venda e para cada tipo de dor do seu cliente.

Desse modo, o respeito a todo o processo pelo qual o público passa deve existir em primeiro lugar. A comunicação realizada no primeiro contato deve ser diferente daquela praticada nas etapas finais.

O marketing de conteúdo é a melhor estratégia de marketing digital para gerar leads e garantir novas oportunidades no negócio. Por meio dele, é possível fornecer informações que ajudam os clientes a resolverem seus problemas e no processo de aquisição do serviço ou do produto.

Redes sociais como peças-chave

É possível pensar em marketing de conteúdo sem considerar as redes sociais? Definitivamente, não. Não estamos falando apenas de Facebook, já que essa rede é a principal disseminadora de conteúdo das empresas B2C.

As empresas B2B preferem o LinkedIn como uma plataforma para distribuir conhecimento. Não poderia haver opção melhor, visto que é nesse ambiente que aparecem as oportunidades de negócio com maior frequência.

Então, vale destacar que, para os negócios B2B, nos primeiros lugares no ranking de redes sociais estão: LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube. Vale a pena avaliar se a sua empresa já atua nessas ferramentas e se está fazendo isso da melhor forma, viu?!

Automação de marketing e publicidade on-line

Essas são duas frentes muito importantes que precisam ser ativadas para que a geração de leads resulte em oportunidades de vendas para a empresa. Na automação de marketing, as trilhas de nutrição de leads (as sequências de e-mail em formato pessoal, passando dicas ou novos materiais) estão interligadas, e apenas um contato é capaz de mudar de trilha ou de comunicação automaticamente.

A publicidade on-line terá resultados de curto prazo para a empresa, enquanto o SEO (principalmente com o marketing de conteúdo) terá resultados de longo prazo. É importante investir na publicidade on-line, pois fazer anúncios no FaceAds ou no Google Adwords é garantir, do dia para a noite, uma grande quantidade de visitantes interessados no serviço ou produto oferecido.

Percebe porque que o marketing digital para negócios B2B é um ótimo investimento? Ter autoridade no mercado, gerar leads qualificados e investir em conteúdos de boa qualidade são ações que garantem benefícios para qualquer negócio.

Gostou do post? Para saber mais sobre o marketing digital B2B, confira o texto “Por que investir em Adwords para seu site vai te dar resultados incríveis?”.

Patricia Berwig Gelsleichter

Patricia Berwig Gelsleichter

Marketeira de carteirinha, é a Pati quem cuida de toda essa equipe linda com muita dedicação, carinho e diversão. Com 10 anos de experiência na área digital, é a nossa head de conteúdo e também a responsável pela gestão da agência. Só não vai fazer bagunça, que ela vira uma fera, viu?

5 ferramentas de marketing que vão alavancar a sua estratégia

As ferramentas de marketing certas podem ser determinantes para o sucesso de sua marca na internet. Você já pensou nisso?

Se você está sentindo que a sua estratégia de marketing não está trazendo os resultados esperados, já está na hora de realizar uma mudança. Felizmente, é possível otimizar muitos processos ao passar a usar algumas ferramentas de marketing bastante eficientes.

Elas são capazes de melhorar as entregas e, por consequência, deixar a sua empresa bem mais próxima de seus objetivos. Que tal experimentar algumas delas?

Conheça a seguir 5 ferramentas de marketing para alavancar a sua estratégia:

1. Buffer

Manter uma presença regular nas redes sociais é essencial para qualquer marca que queira permanecer nas mentes do público. No entanto, tantas publicações podem acabar sendo difíceis de administrar no dia a dia.

É por isso que vale a pena usar o Buffer: ele é capaz de agendar conteúdos em uma série de plataformas diferentes, além de facilitar bastante o processo, ao estabelecer horários-padrão para as publicações. Então, você só precisa criar uma fila de conteúdo: o restante é por conta dele!

2. Google Analytics


Não é possível saber se você está no caminho certo sem ter acesso a resultados corretos de suas campanhas. O papel do Google Analytics é esse: reunir uma alta variedade de números referentes à performance de seu site, desde informações a respeito do público até quais tipos de conteúdo possuem melhor desempenho.

Altamente configurável, essa ferramenta consegue gerar relatórios completos para serem compartilhados na sua empresa.

3. Ubersuggest

A escolha da palavra-chave adequada para o seu conteúdo pode ser determinante para o sucesso dele. Por meio do Ubersuggest, é possível fazer pesquisas para ter certeza de quais são os termos mais indicados.

A partir das sugestões relacionadas, é possível descobrir combinações de palavras diferentes, que podem trazer resultados ainda melhores para o seu conteúdo.

4. Yoast SEO

Contar com boa otimização em seu conteúdo é essencial para que ele seja encontrado pelo público. Por isso, o Yoast SEO é uma das ferramentas de marketing que você precisa usar em seu blog corporativo (nós usamos por aqui, inclusive).

Trata-se de um plugin para WordPress que avalia as configurações de seu post e oferece sugestões de melhorias para um SEO superior. Ele conta com diversos recursos, garantindo que uma publicação apareça do jeito que você preferir nos sites de buscas.

5. MailChimp


Uma lista de ferramentas de marketing que se preze não fica completa sem um sistema para envio de e-mail marketing, não é mesmo? O MailChimp permite criação e manutenção de listas, design de layout e programação de disparos, baseando-se em critérios definidos por você.

Simples de usar, mas ainda assim poderoso, o MailChimp também conta com uma seção de métricas que mostra a performance de seus envios.

Ao trazer essas ferramentas de marketing para a sua empresa, você passará a contar com recursos altamente sofisticados. Isso ajudará a melhorar a qualidade de seus resultados.

Lembre-se sempre de manter o olhar voltado para a inovação, acompanhando as últimas evoluções do mercado, antecipando, assim, movimentos vantajosos para o seu negócio.

Já que o assunto é o uso de ferramentas de marketing eficientes, aproveite e veja também como usar o Instagram Stories para sua empresa.

Nathália Baldon

Nathália Baldon

Nathi acredita que as boas estratégias surgem dos melhores papos. E é assim que comanda os planejamentos que saem da Oodles. Publicitária, com experiência de 12 anos e um reconhecido humor irreverente, encontrou no digital sua paixão e busca só os melhores resultados para os nossos clientes.