Os passos para contratar uma agência de marketing digital

Escolher a estratégia de marketing é um fator fundamental para a saúde financeira do seu negócio. Afinal, a divulgação da sua marca, produtos e serviços é parte do processo de vendas, e sem essa etapa não tem como manter as portas abertas.

Mas como fazer a melhor escolha para divulgar a sua empresa?

O seu negócio tem algumas opções para considerar nessa etapa decisiva, por isso, vamos ajudar você explicando um pouco sobre o que deve ser avaliado na hora de contratar uma agência de marketing digital. Confira!

Por que eu preciso contratar uma agência de marketing digital?

Aqui entra um ponto importante: talvez você não precise.

A primeira questão é descobrir o que a sua empresa necessita para divulgar a sua marca e se ela é capaz de desenvolver internamente os serviços ofertados por uma agência de marketing.

Se essa não for uma possibilidade para você, então é necessário estudar qual é o melhor negócio para a sua empresa e escolher quais serviços serão terceirizados por uma agência especializada.

Mas, para saber isso, primeiro é preciso entender:

O que faz uma agência de marketing digital?

De forma resumida, uma agência de marketing digital é comprometida em gerar engajamento. Ou seja, ela proporciona formas de interação e comunicação entre a sua empresa e o público. Dessa forma, ela pode informar aos seus clientes os benefícios dos seus produtos e serviços, divulgar a sua marca e ainda gerar dados para o mapeamento do seu público-alvo.

As informações adquiridas por meio do marketing digital são importantes tanto para conversão de vendas quanto para o estudo dos interesses e perfis dos seus prospectos, o que é útil no desenvolvimento de produtos e soluções, além de gerar um ciclo de melhoria contínua para as estratégias de marketing.

Tomando a Oodles como exemplo: somos responsáveis pela comunicação online de nossos clientes e isso inclui desde estratégias e planejamento até a produção de conteúdo, seja para e-mail, blogs e mídia em geral. Além disso, ainda cuidamos das interações com clientes via redes sociais e durante o processo de vendas por CRM.

Claro que, ao abrir uma conta com uma agência, você não precisa, necessariamente, levar o pacote completo. Alguns de nossos clientes, por exemplo, dividem as responsabilidades do marketing internamente e com outras agências, e essa é uma opção válida para você também.

Ofertando muito mais

É importante destacar que a diversidade de produtos é fundamental ao contratar uma agência de marketing digital, mas se você procura um serviço de excelência, então precisa buscar quem entrega muito mais do que o básico.

Marketing 360°

Por muito tempo, o marketing foi realizado apenas com o uso de divulgação offline, como outdoors, anúncios em televisão, rádio e jornais, banners e flyers (os mais clássicos). Hoje em dia, com a internet, o mercado é outro, mas muitas empresas ainda não entenderam isso.

Existe uma dificuldade de adaptação de negócios mais tradicionais, que trabalharam por muito tempo com marketing offline, em se desgarrarem de suas agências. E isso é fácil de entender. Afinal, um relacionamento de sucesso com uma agência leva tempo, mas isso não quer dizer que não existem opções que unem o bom ao agradável.

Algumas agências – como a Oodles – oferecem serviços 360°, o que significa que os clientes têm à disposição recursos tanto online quanto offline, ou seja, um pacote mais completo de serviços.

E trabalhando com uma agência de marketing 360°, você pode criar combinações mais interessantes entre marketing online e offline, aproveitando os pontos fortes de cada meio, principalmente em relação às estratégias de outbound e inbound marketing.

Cultura

Com o marketing digital em ascensão, o número de agências no mercado aumentou bastante. No meio de tantas, como fazer a escolha certa?

Uma das coisas que você pode fazer para guiar-se durante a decisão de contratar uma agência de marketing digital é ficar atento a suas culturas e histórias. A Oodles, por exemplo, é uma agência que nasceu no digital. Isso significa que nossa equipe de profissionais tem uma vasta experiência na produção de comunicação para a internet e o trabalho que fazemos com nossos clientes é a prova disso.

Além disso, gostamos de nos manter antenados às novidades, por isso, nosso time está em constante reciclagem, realizando cursos e workshops e compartilhando essas informações com o resto da galera. E é essa a cultura de busca de excelência que mantém a Oodles sempre à frente.

No fim das contas, o melhor a se fazer na hora de contratar uma agência de marketing digital é avaliar com atenção todos os serviços que estão sendo ofertados, seus diferenciais e, principalmente, a qualidade do seu atendimento. Dessa forma, você garante que não está contratando apenas uma prestadora de serviço, mas uma parceira engajada no seu sucesso.

Até mais!

Andressa Prates

Andressa Prates

Quando se formou em Jornalismo, o sonho da Andressa era trabalhar no falecido site Ego (de celebridades e fofocas). Mas se encontrou em uma agência de Marketing Digital, onde pode colocar em prática sua paixão pela escrita, cercada de gente tão louca quanto ela. Além de escrever, Andressa gosta de música, séries e pipoca com leite condensado. Nós também!