Vamos organizar o seu calendário de publicações para o ano que vem?

Aniversários, feriados e datas comemorativas são sempre um jeito divertido de quebrar a rotina das suas postagens comerciais e institucionais. Mas você sabia que pode entregar muito mais ao organizar um calendário de publicações para 2019?

Neste artigo, vamos explicar por que ter um cronograma de datas comemorativas é tão importante para implementar estratégias criativas de marketing digital e como elas podem gerar uma interação mais pessoal com o seu público. Confira!

Por que você precisa organizar o seu calendário de publicações?

A base de qualquer ação de marketing é o planejamento, ou seja, pensar nos conteúdos que serão postados ao longo do ano pode ajudá-lo a manter o nível de qualidade das postagens, afinal esta a melhor ferramenta para ganhar novos visitantes e cativar os antigos.

Outro ponto positivo é a motivação para atualizar o blog e criar novos conteúdos, pois o calendário é um guia para manter a conexão entre os temas que você escreve e o seu público.

Abaixo, listamos alguns exemplos do que você pode ganhar ao organizar a sua agenda de publicações.

Campanhas especiais

A organização do seu calendário publicações pode ser também uma boa oportunidade de negócio. Especialmente se for preparada de forma coordenada com seu departamento de vendas, para datas como a Black Friday, Dia das Crianças, Natal, entre outras.

Outra forma de trazer atenção para a sua marca é aproveitar datas famosas que não tenham uma identidade tão comercial. É o que acontece, por exemplo, durante a feira de descontos de Halloween da Steam, que todo ano gera uma quantidade espantosa de lucro com a venda de jogos de terror.

Saber como explorar uma data especial para promoções ajuda a expandir a expectativa dos seus clientes, levando a um engajamento maior. E ao comemorar eventos temáticos anuais, você cria uma tradição própria que se liga à identidade da sua empresa, encantando seu público.

Eventos virais

As pessoas gostam de participar de celebrações globais. O Ice Bucket Challenge foi um dos primeiros eventos na internet a ganhar notoriedade por todo o mundo, mas, hoje, esse tipo de comemoração divertida acontece o tempo todo.

Navegar pelas tendências das redes sociais requer um equilíbrio tênue entre seguir a onda online e não perder a identidade da sua marca, mas se você consegue harmonizar a sua voz a uma comemoração internacional, por que não arriscar?

Fazendo uma busca por hashtags virais de feriados, fica fácil programar seu conteúdo para celebrações exóticas, como o dia da panqueca – se a estratégia se encaixar ao seu segmento, claro.

Ou, ainda, você pode inventar as suas próprias hashtags para comemorar datas internas, com ações de endomarketing para animar os seus colaboradores a compartilharem o seu conteúdo.

Personificar a presença do seu negócio envolve, também, compartilhar a cultura na qual a sua empresa está inserida. Para ajudar nossos clientes nesse desafio, gostamos de nos manter atentos às datas regionais, como os aniversários de cidades e festas típicas. Mas essa é somente uma das possibilidades.

Todos esses aspectos somados com uma ótima produção de conteúdo podem ajudar a melhorar a qualidade das suas publicações e melhorar o engajamento do seu público.

Conte para nós como é o seu planejamento de conteúdo. Você já utiliza um calendário editorial?

Oodles

Oodles