O que o marketing digital pode fazer pelos negócios B2B

marketing digital pode fazer pelos negócios B2B

Se o objetivo de uma empresa é crescer, atrair clientes novos e conquistar um lugar privilegiado no mercado, investir em marketing digital esse é um passo indispensável no caminho para o sucesso. O potencial do mundo da internet conquistou não somente as empresas B2C (Business to Commerce), mas também as B2B (Business to Business).

Todos sabemos que o B2B tem suas particularidades, e requer excelentes estratégias de marketing, certo?

Então, conheça os principais benefícios das ações de marketing digital para negócios B2B, e aproveite para começar hoje mesmo a aplicar essas estratégias para que bons resultados apareçam. 😉

Geração de leads para B2B

Antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer a importância de gerar leads, já que grandes oportunidades surgem a partir deles, ou seja, dos contatos que se fidelizam. E como esse processo é conseguido? A partir de conteúdos que chamam a atenção e trazem o público para mais perto.

Uma vez que a empresa consegue apresentar o seu produto e falar sobre o seu ramo de atuação com propriedade e confiança, a geração de leads acabará sendo uma consequência natural. O que contribui para o sucesso de um negócio é a conquista de novas pessoas.

Alguns empresários se contentam com “likes” no Facebook, no entanto, eles não são impactantes para o negócio, pois não significam diretamente um aumento nas vendas. Ao contrário da geração de leads que, com o crescimento do alcance digital, tende a aumentar as oportunidades para a empresa.

Esse é um processo muito importante para qualquer organização, mas acaba sendo mais relevante quando você vende para outras companhias por meio de um processo complexo e longo de vendas.

Marketing de conteúdo para B2B

Com o alvo da comunicação da empresa definido (personas), é importante desenvolver conteúdos que atendam a necessidade de cada público. As ações de marketing são fundamentais nesse ponto, pois facilitam a produção de um conteúdo adequado para cada tipo de venda e para cada tipo de dor do seu cliente.

Desse modo, o respeito a todo o processo pelo qual o público passa deve existir em primeiro lugar. A comunicação realizada no primeiro contato deve ser diferente daquela praticada nas etapas finais.

O marketing de conteúdo é a melhor estratégia de marketing digital para gerar leads e garantir novas oportunidades no negócio. Por meio dele, é possível fornecer informações que ajudam os clientes a resolverem seus problemas e no processo de aquisição do serviço ou do produto.

Redes sociais como peças-chave

É possível pensar em marketing de conteúdo sem considerar as redes sociais? Definitivamente, não. Não estamos falando apenas de Facebook, já que essa rede é a principal disseminadora de conteúdo das empresas B2C.

As empresas B2B preferem o LinkedIn como uma plataforma para distribuir conhecimento. Não poderia haver opção melhor, visto que é nesse ambiente que aparecem as oportunidades de negócio com maior frequência.

Então, vale destacar que, para os negócios B2B, nos primeiros lugares no ranking de redes sociais estão: LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube. Vale a pena avaliar se a sua empresa já atua nessas ferramentas e se está fazendo isso da melhor forma, viu?!

Automação de marketing e publicidade on-line

Essas são duas frentes muito importantes que precisam ser ativadas para que a geração de leads resulte em oportunidades de vendas para a empresa. Na automação de marketing, as trilhas de nutrição de leads (as sequências de e-mail em formato pessoal, passando dicas ou novos materiais) estão interligadas, e apenas um contato é capaz de mudar de trilha ou de comunicação automaticamente.

A publicidade on-line terá resultados de curto prazo para a empresa, enquanto o SEO (principalmente com o marketing de conteúdo) terá resultados de longo prazo. É importante investir na publicidade on-line, pois fazer anúncios no FaceAds ou no Google Adwords é garantir, do dia para a noite, uma grande quantidade de visitantes interessados no serviço ou produto oferecido.

Percebe porque que o marketing digital para negócios B2B é um ótimo investimento? Ter autoridade no mercado, gerar leads qualificados e investir em conteúdos de boa qualidade são ações que garantem benefícios para qualquer negócio.

Gostou do post? Para saber mais sobre o marketing digital B2B, confira o texto “Por que investir em Adwords para seu site vai te dar resultados incríveis?”.

Patricia Berwig Gelsleichter

Patricia Berwig Gelsleichter

Marketeira de carteirinha, é a Pati quem cuida de toda essa equipe linda com muita dedicação, carinho e diversão. Com 10 anos de experiência na área digital, é a nossa head de conteúdo e também a responsável pela gestão da agência. Só não vai fazer bagunça, que ela vira uma fera, viu?

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