Local SEO: 5 dicas para destacar o seu negócio

Nos últimos anos, o marketing digital vem apontando novas direções para que as empresas maximizem o seu contato com o público. E a técnica de local SEO tem se mostrado uma forte aliada nessa missão.

Sabemos que a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), nada mais é do que a otimização do posicionamento de um site ou blog nos mecanismos de busca. Em outras palavras, são algumas técnicas ninjas para que eles apareçam no topo das pesquisas dos buscadores.

Mas, WTF is local SEO e como a gente pode usar isso? Acompanhe o nosso post e descubra cinco dicas infalíveis para alavancar o seu negócio!

O que significa local SEO?

O local SEO nada mais é do que a capacidade do nosso amigo Google em selecionar os usuários conforme a localização geográfica em que se encontram, um critério de segmentação de público-alvo.

O intuito é aumentar o número de acessos qualificados da página, ou seja, serão direcionadas pessoas que, dentro de determinado perímetro territorial, necessitam da solução que você tem a oferecer.

Assim, se um potencial cliente que residente no sul do país pesquisar “moda feminina”, por exemplo, os primeiros resultados apontados serão as empresas desse segmento mais próximas dele.

Qual a importância desse recurso?

Hoje, investir nas práticas de local SEO é fundamental para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou área de atuação, porque configura uma das melhores maneiras de se conectar a novos clientes da região.

O local SEO aumenta, consequentemente, as chances de transformar interesse em vendas concretizadas.

Como obter bons resultados utilizando a estratégia?

1. Cadastre a sua empresa no Google My Business

Ao registrar-se nessa plataforma, sempre que alguém pesquisar informações semelhantes às preenchidas no seu cadastro, a sua marca surgirá em destaque perante os demais resultados.

O local SEO promove o cruzamento dos dados com maior exatidão, garantindo o objetivo de conquistar a visibilidade dos reais interessados.

2. Submeta o seu site a diretórios locais

Os diretórios locais são sites ou comunidades responsáveis pela catalogação e classificação de negócios de acordo com cada especialidade.

É uma tática muito importante, já que gradativamente os consumidores têm se valido desses mecanismos para saber qual a experiência e opinião dos outros usuários em relação aos produtos ou serviços daquela empresa.

Esse recurso também se destaca pelo fato de que, quanto maior o número de comentários a respeito, mais o Google interpreta que a marca tem popularidade, colocando-a em melhor posição nos motores de busca.

Portanto, a tendência é impulsionar o ranqueamento da página à medida que ela estiver presente no máximo de diretórios possível.

3. Mantenha as informações atualizadas

Além de representarem uma maneira de os clientes entrarem em contato com a empresa, dados como nome, telefone, endereço e demais informações, geralmente, caracterizam palavras-chave, sendo igualmente vistas pelos mecanismos de pesquisa.

Dessa forma, as ações de local SEO somente serão eficientes caso todo esse conjunto permaneça atualizado.

4. Dedique-se às redes sociais

Canais de comunicação como Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, revelam características valiosas sobre potenciais compradores, bem como são uma das fontes de ranqueamento usadas pelo Google.

Logo, estar presente nesse ambiente elevará a notoriedade das suas campanhas de local SEO.

5. Desenvolva um site mobile-friendly

Nutrir uma página da web com conteúdos de qualidade é essencial a fim de aumentar a sua visibilidade local. Entretanto, os empresários devem estar atentos a uma nova realidade: é crescente o número de pessoas que acessam a internet via dispositivos móveis.

Nesse contexto, se você não oferecer um site responsivo, com o design construído para também funcionar com fluidez nos celulares e tablets, as chances de perder muitos clientes é grande. Além de materiais relevantes, o público precisa de agilidade na interação.

Com a alta competitividade dos mercados, planejar uma estratégia de marketing sólida se tornou questão de sobrevivência. E o mecanismo do local SEO não pode ser esquecido nesse projeto, pois é a peça-chave para conectar-se àqueles que estão próximos, embora ainda desconheçam a sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Então que tal aprimorar seus conhecimentos sobre branding digital? 😉

Nathália Baldon

Nathália Baldon

Nathi acredita que as boas estratégias surgem dos melhores papos. E é assim que comanda os planejamentos que saem da Oodles. Publicitária, com experiência de 12 anos e um reconhecido humor irreverente, encontrou no digital sua paixão e busca só os melhores resultados para os nossos clientes.

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