Instagram para empresas: como e por que usar

Vídeos, imagens e histórias. Essas são as formas de comunicação que estão levando o Instagram a se tornar uma das mídias sociais mais relevantes do momento. O conteúdo visual está tomando a web a uma escala acelerada, por isso, se o seu negócio quer se manter à frente, é melhor ficar ligado.

Neste artigo, trazemos os motivos pelos quais pode ser uma boa ideia utilizar o Instagram para empresas, além de boas práticas para desenvolver um conteúdo engajador e elaborar estratégias que maximizem os resultados do seu Insta. Confira!

Por que usar o Instagram para empresas

O Instagram é uma plataforma gigantesca, com um público composto, na maioria, por homens e mulheres abaixo dos 35 anos. Por isso, se você possui uma clientela dentro desse nicho, existem diversas oportunidades interessantes a serem exploradas. Isto é, se você tiver a ferramenta certa.

Diferente de um perfil pessoal, o Instagram para empresas possui funcionalidades específicas para gerar retornos para o seu negócio.

Abaixo estão 3 diferenciais que você terá à disposição ao utilizá-lo:

Contato

Se você já fez um perfil pessoal para a sua empresa no Instagram, a transição para uma conta comercial é relativamente simples e, de imediato, já facilitará aos clientes encontrar a sua empresa.

Isso porque perfis comerciais no Instagram possuem um canal direto de comunicação para clientes interessados, que incluem: número de telefone, e-mail e localização.

Para transformar uma conta pessoal em uma conta empresarial, você só precisa acessar a barra de configurações do Instagram, clicar na opção “Mudar para conta comercial”, incluir suas informações e pronto!

Você também pode conectar a sua página comercial do Facebook ao Instagram, o que será útil durante o impulsionamento de conteúdo, análise de dados e repostagem entre plataformas (discutiremos todos esses tópicos mais à frente).

Métricas

Analisar a interação do público com o conteúdo da sua página é quase tão importante quanto postá-lo. Afinal, informação nunca é demais e, nesse caso, os dados adquiridos pelo Instagram para empresas não só irão ajudá-lo a saber se a sua comunicação é efetiva, como também lhe entregarão indicadores de como deixá-la ainda mais otimizada.

Por exemplo: utilizando as métricas do Instagram para empresas, você pode saber com exatidão quais conteúdos atingiram mais usuários, em que horários as pessoas viram esse conteúdo e quem eram essas pessoas (idade, gênero, faixa etária e localização).

Isso, somado a uma boa estratégia digital, será suficiente para que a sua empresa tenha um entendimento aprofundado de como engajar os seus clientes, incluindo quais horários são ideais para postagens, qual linguagem é mais interessante e qual o público-alvo que o seu negócio pode atingir.

Resultados

Agora que a sua empresa já pode ser encontrada e sabe com quem está falando, chegou a hora de converter essa atenção em resultados para o seu negócio.

Uma das particularidade do Instagram é que ele não permite o compartilhamento de links em publicações a não ser que você já tenha mais de 10 mil seguidores (o que abre a possibilidade de fazer Stories com links).

Com exceção desse caso e da descrição na bio – onde você pode incluir um link de sua preferência -, a única forma de converter clientes para o seu site ou ação desejada é por meio de anúncios pagos.

As opções de anúncios são variadas e a escolha vai depender do tipo de mercado no qual você trabalha, mas, independentemente disso, o importante é que você saiba como desenvolver uma estratégia digital certeira, que vai levar o público a clicar no botão de “saiba mais”.

Por isso, segue abaixo um guia simplificado de boas práticas!

Como utilizar o Instagram para empresas

Para se comunicar no Instagram, você precisa das 3 mídias que definem essa plataforma e que foram as primeiras palavras escritas neste artigo: vídeos, imagens e histórias.

Começaremos falando sobre formas interessantes de desenvolver esse conteúdo, seguido de estratégias para atrair o público e terminando com as maneiras de gerar conversão para o seu negócio.

Criação

A identidade da sua marca deve ser o primeiro fator a se considerar no seu projeto de comunicação. E isso inclui tanto a representação visual quanto a forma de conversar do seu negócio.

A voz da sua empresa tem muito a ver com o público que a escuta, por isso, é importante que você utilize as métricas do Instagram na análise e criação das personas (representações semifictícias dos seus clientes ideais, que vão servir como guias na elaboração do conteúdo).

A partir daí, você será capaz de estabelecer, com a ajuda de especialistas, quais conteúdos são mais relevantes para a sua estratégia. Lembrando que você tem à disposição uma variedade de opções para suas interações audiovisuais.

Atração

Existem várias formas de trazer novos usuários para a sua página. Um bom começo é seguir as hashtags relacionadas à sua área de atuação e fazer um benchmarketing baseado no que outros criadores de conteúdo do seu ramo estão bolando.

Interagir com hashtags pode ser uma ótima forma de posicionar a sua marca. Por exemplo: se você tem uma empresa no segmento têxtil que está sempre comentando com hashtags sobre moda e vestuário, não vai demorar muito até que as pessoas interessadas no assunto reparem a sua autoridade e comecem a segui-lo para saber mais sobre #tendênciasdemoda ou #modaprimaveraverão.

Da mesma forma, você pode expandir o alcance do seu negócio ao abrir um diálogo, criando um relacionamento mais próximo com clientes, parceiros, influenciadores ou até competidores, marcando-os em publicações e comentários com o uso do “@” seguido do link de usuário (você pode marcar a gente usando @oodlesmuitomais 😉).  

Conversão

Como comentamos anteriormente, a maioria das conversões no Instagram vão ocorrer por meio de anúncios pagos.

Se a sua conta no Instagram é conectada ao Facebook, você poderá criar anúncios diretamente com o Facebook Ads, o que é uma mão na roda para organizar os seus gastos e relatórios de mídia. O Facebook Analytics – que analisa a eficácia do seu conteúdo – também começou a incluir as estatísticas do Instagram, o que é outro ponto a favor da convergência entre contas.

Voltando ao anúncios, você pode criar posts patrocinados, que serão direcionados de acordo com o grupo demográfico que você quiser (mais um motivo para estudar suas métricas), ou, ainda, impulsionar conteúdos postados na sua timeline para que eles encontrem mais pessoas.

Além dos mencionados, é possível criar anúncios que serão incluídos nos Stories – as publicações de 24 horas que são a maior tendência entre os usuários da plataforma. Os anúncios nos Stories são interessantes, porque, apesar de minimalistas, eles têm um potencial tremendo para conversão de resultados.

Porém ainda existem outras alternativas, como o Instagram Shopping, a nova ferramenta do app que permite a realização de compras diretamente na plataforma, o que é perfeito para quem trabalha no ramo varejista ou em vendas B2C.

Trocando em miúdos

O Instagram é uma ótima ferramenta para empresas de todos os portes. E, apesar de não podermos dar certeza de que ele vai ser a plataforma feita para o seu negócio, é importante sair deste artigo sabendo que você só irá encontrar os resultados que procura se for capaz de criar conteúdos engajadores, que atraiam seu público e convertam vendas.

Para mais informações e dicas, siga a gente no Instagram, onde postamos sugestões de conteúdo e novidades sobre o Insta todas as semanas. E, se você quer dar uma aprofundada no assunto, acesse a página oficial do Instagram para empresas.

Por hoje era isso,

Até mais!

Andressa Prates

Andressa Prates

Quando se formou em Jornalismo, o sonho da Andressa era trabalhar no falecido site Ego (de celebridades e fofocas). Mas se encontrou em uma agência de Marketing Digital, onde pode colocar em prática sua paixão pela escrita, cercada de gente tão louca quanto ela. Além de escrever, Andressa gosta de música, séries e pipoca com leite condensado. Nós também!