Como a comunicação estratégica pode dar destaque à sua marca

Utilizando uma comunicação estratégica para chamar a atenção do seu público.

Um desafio para o marketing de todos os tipos de negócio é descobrir como ganhar destaque com o público. Hoje, num mundo moderno, onde a publicidade expandiu seus limites além de comerciais e outdoors, desenvolver uma presença social, tanto nos meios de comunicação offline quanto online, é ainda mais imprescindível do que nunca.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar como você pode chamar a atenção das pessoas para o seu negócio, elaborando a comunicação estratégica da sua marca em parceria com sua agência de marketing. Confira!

O que é comunicação estratégica?

Os primeiros passos na divulgação da sua marca sempre envolvem alguns tropeços. Entre eles, um dos mais comuns é não elaborar um planejamento para a comunicação estratégica antes de começar a produzir conteúdos institucionais e comerciais.

Essa comunicação depende inteiramente do posicionamento e identidade da sua empresa e esses dois fatores devem ser estipulados logo no início do projeto de marketing, para que a sua agência possa trabalhar com o desenvolvimento da sua marca, construindo, assim, uma base de clientes que entendam: quem você é e o que está disposto a oferecer ao público.

Do ponto de vista de vendas, divulgar a identidade da sua marca – ou fazer branding – por meio de comunicação estratégica é tão importante quanto elaborar ofertas comerciais, já que o processo de compra começa com o reconhecimento do produto ou serviço ofertado, seguido pela notoriedade (fama) da marca.

Em resumo, as pessoas gostam de saber de quem estão comprando.

Como a comunicação mudou na era digital

Além de conhecer a sua marca – tanto a notoriedade quanto a confiança que ela expõe ao mundo –, a cultura online também busca uma identificação pessoal com as empresas, o que é uma ótima oportunidade para o seu negócio aproximar o relacionamento com os clientes, seja pelo uso das redes sociais ou de outros canais digitais de comunicação.

Aqui a voz da sua marca – a forma como ela se comunica com o público – ganha destaque no planejamento da sua comunicação estratégica.

A personificação do negócio ajuda os seus clientes a terem uma experiência positiva durante o processo de consideração, compra e pós-venda, entregando um fator de encantamento e abrindo as portas para o compartilhamento de experiências durante o consumo de produtos e serviços.

Se você tem dúvida, veja, por exemplo, como grandes marcas que são destaque na internet aplicam a comunicação estratégica para não apenas encontrar clientes, como também interagir com eles de uma formam mais dinâmica e pessoal.

Aliás, os algoritmos utilizados pelas redes sociais dão destaque a interações orgânicas, expandindo o alcance das marcas em relação ao mercado e também definindo o seu posicionamento.

O formato do conteúdo que você compartilha também ganha importância na sua comunicação estratégica. Afinal, diferentes públicos consomem mídia em formas e meios de comunicação diferentes. Dessa forma, o melhor é diversificar suas redes, mas sempre tomando cuidado e analisando os hábitos do seu público em parceria com a sua agência, para ter a máxima eficiência do seu investimento em marketing.

Gerando resultados

Falando em investimento, toda estratégia de marketing precisa ter metas bem definidas para não desperdiçar recursos. E o uso de comunicação estratégica não foge disso. Por sorte, as mídias sociais e softwares digitais são muito bons em entregar métricas para saber se o seu público está realmente engajado e, mais importante, convertendo vendas.

Claro que cada negócio tem as suas peculiaridades e, sendo assim, tem diferentes objetivos. Mas digamos, por exemplo, que a sua empresa seja uma cafeteria, interessada em atrair clientes. Nesse caso, faz todo sentido apresentar a sua empresa como um ótimo lugar para se visitar, criando uma comunicação que mostre os elementos visuais, como os itens do cardápio, localização e decoração interna.

É importante, também, focar cada conteúdo na realização de uma ação, que vai depender do que você precisa que o cliente faça para aumentar as suas chances de converter a venda. No nosso caso da cafeteria, poderíamos pedir que ele leve um cupom digital para ganhar um desconto, sempre controlando e medindo a eficiência dessa ação e os lucros provenientes em relação aos gastos necessários. Olha só! Nem tivemos que pesquisar muito para achar um caso real.

Recapitulando: para gerar resultados, a sua comunicação estratégica precisa guiar os seus clientes em direção à venda, ajudando-os a executar ações, interagir com a sua marca e gerar engajamento. Para isso, você deve ficar atento às métricas e metas estipuladas em conjunto com a sua agência de marketing e conversar com eles sobre a melhor forma de estabelecer a identidade da sua marca.

Acima de tudo, a comunicação estratégica da sua empresa deve refletir a realidade da sua cultura interna, senão fica muito difícil gerar essa conexão tão importante para um bom relacionamento com os seus clientes.

E aí, demos algumas boas ideias de como montar a sua comunicação estratégica? Então mãos à obra! Se você curtiu este conteúdo, fique à vontade para nos seguir nas redes sociais e outros canais de comunicação.

Oodles

Oodles