Live nas redes sociais: entenda como a sua empresa pode usar esse recurso

Nos últimos anos, o marketing tem sofrido inúmeras mudanças, principalmente no que se refere aos meios utilizados para efetuar as suas estratégias.

A modernização dos meios de comunicação, a mudança nos hábitos da sociedade quanto ao consumo de informações e a implementação de novas ferramentas, como as lives nas redes sociais, são provas dessas mudanças.

O público está cada vez mais presente e ativo nas mídias sociais, interagindo e contribuindo de alguma forma. Essas características são altamente benéficas para o engajamento nas estratégias de marketing e podem melhorar a presença online da sua empresa.

Quer saber como tirar o melhor proveito das novas ferramentas de live nas redes sociais e otimizar o marketing do seu negócio? Nós vamos te ajudar! Continue lendo e confira!

Live nas redes sociais: uma janela para o seu público

Quando o assunto é marketing, uma coisa é certa: a estratégia sempre deve acompanhar as necessidades e hábitos do seu público.

Atualmente, as redes sociais têm se tornado uma das maiores janelas de interação entre as empresas e seus consumidores. Esse fato impulsiona uma reformulação estratégica na maneira como esses recursos podem ser explorados, de forma a transformá-los em um grande diferencial competitivo para as empresas.

O marketing eficiente é aquele que sabe ser pontual, convidativo e relevante na medida certa. Com as ferramentas de aproximação corretas, como é o caso das redes sociais, esses valores podem ser muito bem colocados e aceitos, fazendo com que a sua empresa obtenha um retorno melhor.

Nesse contexto, alguns valores podem ser peças fundamentais no processo de engajamento do público ― e possíveis de se obter por meio das lives. Como exemplos, podemos citar:

  • facilidade de transmissão;
  • proximidade com o público de interesse;
  • possibilidade de retorno dos espectadores (feedbacks por comentários);
  • flexibilidade de horários;
  • visibilidade.

O poder das lives nas redes sociais

Apesar de serem um recurso recente, as lives já se tornaram extremamente populares entre os usuários das grandes redes sociais, e, por esse motivo, muitas empresas já estão se dando conta das potencialidades dessa ferramenta para promover campanhas de marketing.

Porém, para tirar um maior proveito desses recursos, é essencial que alguns detalhes sejam observados:

1. Conexão

As lives funcionam com um fluxo contínuo de dados, exigindo uma boa performance da conexão para que a streaming se mantenha estável. Assim, se você deseja ter uma transmissão eficiente, na qual todos possam visualizar e interagir sem problemas, é indispensável a utilização de uma internet de boa qualidade — de preferência uma banda larga ou 4G (no caso de internet móvel).

2. Tempo de transmissão

Esse é um fator muito importante, pois, embora não haja uma limitação de tempo para as lives, é fundamental analisar bem a sua duração, adaptando-a para o tipo de público.

Por um lado, transmissões curtas demais podem não gerar o efeito esperado, já que talvez não haja tempo suficiente para que o público tome conhecimento ou compartilhe com outros usuários. Por outro lado, lives muito longas podem ser cansativas e acabarem tomando muito tempo dos usuários, fazendo com que percam o interesse.

Desse modo, o recomendado é manter uma duração média de 20 a 25 minutos para se obter os resultados esperados.

3. Escolha da Rede social

Interação nas redes sociais

Outro ponto que merece atenção é a definição da rede social que será utilizada. Cada mídia social possui suas particularidades, funções e públicos com necessidades distintas.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social mais ágil — no sentido de que seus usuários passam rapidamente pelo feed de atualizações e, na maioria das vezes, não são tão interessados em informações por grandes textos.

Por isso, o ideal é sempre lembrar qual a proposta da rede social e, principalmente, como ela pode auxiliar na proposta de marketing da sua empresa. Isso certamente deixará o marketing mais interessante e eficiente.

As lives nas redes sociais são uma excelente ferramenta de interação com o público, de modo geral. O alcance das intervenções pode ser bastante grande, mas, para isso, é essencial ser estratégico.

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Andressa Prates

Andressa Prates

Quando se formou em Jornalismo, o sonho da Andressa era trabalhar no falecido site Ego (de celebridades e fofocas). Mas se encontrou em uma agência de Marketing Digital, onde pode colocar em prática sua paixão pela escrita, cercada de gente tão louca quanto ela. Além de escrever, Andressa gosta de música, séries e pipoca com leite condensado. Nós também!

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