As melhores práticas de marketing digital para indústria

Você já parou para pensar que, nesse momento, um cliente em potencial pode estar procurando pela sua indústria na internet? Ou ainda, que aquele lead que ficou com o seu cartão está, agora, navegando pelo seu website? Para que essas ações se transformem em negócios no futuro, é fundamental que sua empresa tenha uma forte presença on-line, que impacte de maneira positiva nas vendas, utilizando boas práticas de marketing digital para indústria!

A melhor forma de se fazer isso é oferecendo um conteúdo de qualidade e relevante para seu público-alvo, desenvolvendo, assim, um relacionamento com esse cliente em potencial.

Para isso, preparamos este post que lista as melhores práticas de marketing digital para indústria! Vamos lá?

Invista em SEO

Sem dúvida, a identidade visual e o design de um site são importantes. Mas, para ser encontrado no Google ou em outros buscadores, como Yahoo e Bing, o que você precisa é de conteúdo relevante. Essa é a peça-chave na indexação de seu site.

O chamado SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que uma maneira de aumentar os acessos do seu site a partir de um conjunto de estratégias e técnicas que têm por objetivo melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores.

Há diversas técnicas que ajudam nesse sentido, mas, certamente, a mais importante é a qualidade do conteúdo. Não se esqueça disso!

Tenha um blog (e crie conteúdo relevante)

Ter um blog dentro do seu site com informações relevantes para o seu público pode ser uma boa ideia. Ele passa uma imagem de referência no assunto, e os clientes gostam disso! Mas não basta escrever bem, utilizar as técnicas de SEO é fundamental.

Outro recurso interessante são os materiais ricos — e-books, infográficos, podcasts, vídeos etc. Utilizando esses formatos, você poderá oferecer informações mais aprofundadas sobre determinado assunto. Eles, geralmente, são disponibilizados gratuitamente. A pessoa interessada deve apenas deixar seus dados para contato.

Dessa forma, além de passar aquela imagem de autoridade no assunto, você poderá formar uma poderosa base de contatos.

Faça uma divulgação assertiva

Além da busca orgânica, seu conteúdo pode ser encontrado de outras maneiras, como por meio da divulgação paga. Um exemplo disso é o Google Adwords.

Essa poderosa ferramenta proporciona maior visibilidade para sua indústria, potencializando o número de acessos ao site, mas sem aquela publicidade invasiva e agressiva. Sua marca aparecerá apenas para quem estiver pesquisando sobre sua área, ou seja, para quem estiver realmente interessado no que sua indústria oferece.

Isso significa um investimento menor e muito mais assertivo!

Proporcione engajamento

As redes sociais também se constituem em outra poderosa ferramenta de divulgação. Hoje, as pessoas passam grande parte do tempo conectadas, consumindo e compartilhando conteúdo.

Um material de qualidade é capaz de gerar forte engajamento. Dessa forma, a divulgação acontece naturalmente, impulsionada pelos seus próprios seguidores.

Assim como acontece com os buscadores, além do engajamento orgânico, é possível investir em anúncios e posts patrocinados nas redes sociais.

Transforme seus leads em clientes

Não basta ter o contato dos visitantes do seu site. É muito importante que você se relacione com eles. Somente dessa forma eles poderão tornar-se, efetivamente, clientes.

Para isso, respeite a jornada do consumidor, ou seja, entregue as informações de acordo com a etapa desse relacionamento.

E não se esqueça de que essa jornada continua, inclusive, no pós-venda. Clientes muito satisfeitos passam a indicar sua empresa e seus produtos, tornando-se, assim, embaixadores da marca.

Enfim, boas práticas de marketing digital para indústria garantem presença on-line e transformam leads em clientes.

Gostou de nossas dicas? Tem alguma outra? Deixe seu comentário no post!

Patricia Berwig Gelsleichter

Patricia Berwig Gelsleichter

Marketeira de carteirinha, é a Pati quem cuida de toda essa equipe linda com muita dedicação, carinho e diversão. Com 10 anos de experiência na área digital, é a nossa head de conteúdo e também a responsável pela gestão da agência. Só não vai fazer bagunça, que ela vira uma fera, viu?