3 motivos para acreditar que o e-mail marketing é efetivo

Mão apontando para um envelope

O e-mail marketing pode até não parecer tão “cool” e interativo quanto as tão populares redes sociais, mas ele ainda é a ferramenta mais efetiva em conversão de vendas online. Isso pode até soar estranho, pois você mesmo não deve dar tanta atenção aos e-mails promocionais que recebe, certo? Mas, ainda, o e-mail marketing é efetivo.

Que tal analisarmos essa situação juntos? Será que você está recebendo os e-mails corretos e realmente relevantes? Já parou para analisar quando foi a última vez que se inscreveu em uma newsletter ou assinou algum canal? Se de fato faz muito tempo, isso prova que esses e-mails que anda recebendo já não são assim tão interessantes para você.

Mas, imagine agora que você optou por receber notícias ou ofertas de uma determinada página. Neste momento, você está interessado no que esta marca ou pessoa tem a dizer, certo?

Chega mais, pegue sua xícara de café, que vamos mostrar os 3 motivos que fazem a reputação do e-mail marketing melhorar e que poderão mudar sua percepção sobre este injustiçado meio de comunicação!

1. E-mail marketing é efetivo pois tem maior alcance

Segundo pesquisa elaborada pela Exact Target, 46% dos brasileiros acessam seus e-mails assim que tem contato com o meio digital, tornando o horário da manhã o ponto alto para as campanhas de e-mail. Esse mesmo estudo aponta que, no Brasil, 91% dos usuários de e-mail são assinantes do newsletter de alguma marca ou empresa, sendo, portanto, um número maior do que os 77% que responderam já ter interagido com uma marca no Facebook.

Isso significa que a grande maioria das pessoas receberá o seu e-mail (caso sua lista seja totalmente opt-in) sem depender de algoritmos de Newsfeed, como é o caso do Facebook, que exibem suas postagens para menos de 10% de seus assinantes, ou dezenas de novos assuntos em um minuto, caso do Twitter.

2. Fica disponível por mais tempo

Já é mais do que sabido que um post em rede social tem uma duração muito curta em relação ao e-mail. Um post de fanpage (sem patrocínio) no Facebook , por exemplo, se propaga para um alcance limitado por não mais que 24 horas (na verdade o tempo é bem menor que esse). Um tweet tem tempo de vida ainda mais curto dependendo da quantidade de contas seguidas pelo recebedor da mensagem.

Já os e-mails não somem sozinhos, precisam ser apagados manualmente pelo usuário, estando sujeito ainda a ser atraído pelo assunto do e-mail na hora em que for apagá-lo . Ou seja, mesmo sendo “sentenciado à morte”, o e-mail ainda tem um possível último suspiro para atrair o usuário.

3. O ROI e a taxa de conversão são os maiores

Pessoa escrevendo em um quadro negro

Segundo dados do Serasa Experian, o e-mail marketing possui a taxa de conversão mais eficiente entre todas as ferramentas de marketing online. Na pesquisa, 500 mil consumidores de todo o Brasil foram monitorados e os dados apontam que a taxa de conversão média do e-mail é de 2,53%.

Somando isso à taxa de participação na conversão assistida, que é o dado que mede as vendas sem considerar o último clique, temos 14,14%, o que nos permite afirmar que o e-mail marketing possui um ROI difícil de bater.

E aí, depois de ler esses dados você ainda quer estar entre os 10% dos empresários brasileiros que não investe no e-mail como forma de venda?

Nathália Baldon

Nathália Baldon

Nathi acredita que as boas estratégias surgem dos melhores papos. E é assim que comanda os planejamentos que saem da Oodles. Publicitária, com experiência de 12 anos e um reconhecido humor irreverente, encontrou no digital sua paixão e busca só os melhores resultados para os nossos clientes.

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